Viva Nazinha! – Ministério do Turismo

DATA COMEMORATIVA

Belém se prepara para sua maior festa, o Círio de Nazaré. Quem chegar à cidade pelo aeroporto, terá recepção especial

 

Por Lívia Nascimento

Basília de Nazaré em Belém (PA). Crédito: Bruna Brandão/ banco de imagens MTur Destinos

Quem visitar Belém essa semana vai sentir que chegou na capital paraense em um momento especial. É quando as casas se enfeitam e o cheiro das delícias da culinária paraense tomam conta da cidade com um único objetivo: homenagear Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará e Rainha da Amazônia. O Círio de Nazaré está em sua 226º edição e reúne mais de dois milhões de fiéis sempre no segundo domingo de outubro.

Para quem desembarcar nesta terça-feira (9) no Aeroporto Internacional de Belém, haverá uma surpresa – a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. E até sexta-feira (12) quem passar pelos terminais de desembarque irá se deparar com apresentações de grupos de carimbó, show folclórico, além da distribuição de fitas e cheiro-do-Pará. A ação é uma parceria entre a INFRAERO, secretaria estadual de Turismo e Belemtur.

O movimento já é intenso no terminal aeroportuário da capital, onde é esperado um crescimento de 21% no número de passageiros de outubro em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é que 295 mil viajantes desembarquem na cidade. Somente para o período de 8 a 20 de outubro estão confirmados 1.042 voos.

A grande festa em homenagem à Nazinha, como é carinhosamente chamada, também é conhecida como o “Natal dos Paraenses”. Além da celebração religiosa que impressiona pela magnitude dos números e pela força da devoção, o Círio de Nazaré também conta com eventos no período que antecede a celebração deste domingo (14).

Segundo o secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Bob Santos, a celebração do Círio está muito além da procissão. “É um momento vital para o turismo religioso no Pará e um dos mais importantes do Norte do Brasil. Neste ano, o fluxo turístico do Círio também vai ser incentivado pelo feriado de Nossa Senhora Aparecida, que antecede o final de semana das principais comemorações da festa e movimenta setores como bares, restaurantes, hotelaria, artesanato e comércio em geral”, avalia.

PROGRAMAÇÃO – Um dos momentos mais bonitos da extensa programação de homenagens à santa é a procissão fluvial que acontecerá no sábado (13), dia anterior ao grande cortejo. Colocada em destaque em um navio da Marinha do Brasil, a imagem atravessa as águas da baía do Guajará, abençoando ribeirinhos e fiéis.

09 10 18 CiriNazare2 BrunaBrandao
Tacacá, prato típico da culinária paraense. Crédito: Bruna Brandão/banco de imagens MTur Destinos

Na noite do mesmo dia, milhares de velas irão iluminar o caminho da Berlinda que transporta Nossa Senhora de Nazaré. A estimativa é que mais de um milhão de pessoas acompanhem o trajeto. Durante todo o percurso, há fogos de artifício e muitas homenagens à padroeira do paraense.

A GRANDE PROCISSÃO – Mas o grande dia para os devotos de Nossa Senhora de Nazaré começa antes mesmo do surgimento dos primeiros raios de sol. No domingo (14), visitantes e turistas devem ter a dimensão completa do que o Círio de Nazaré representa para devotos e locais. São mais de dois milhões disputando um espaço perto da imagem da santa no cortejo que sai da Catedral da Sé rumo à Brasílica de Nossa Senhora de Nazaré em um percurso de 3,6 quilômetros.

Fonte oficial: Ministério do Turismo

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Locomotiva Viagens. Lembramos ainda que o Locomotiva Viagens é um site jornalístico, que apenas divulga as promoções de passagens aéreas, ele não vende nenhum produto ou serviço. Você deve comprar na empresa de sua preferência, sempre observando as regras de cada passagem.

Comentários