Turismo cresce 2,6% de janeiro a novembro de 2019

PESQUISA

Índice também apresentou expansão de 3,8% na comparação de novembro do ano passado com o mesmo período em 2018

Por Cecília Melo, com informações do IBGE 

Praia do Morro, Guarapari (ES). Crédito: Vitor Jubini/MTur Destinos 

No acumulado de janeiro a novembro de 2019, o índice de atividades turísticas no Brasil apresentou um crescimento de 2,6% em relação ao mesmo período de 2018. O resultado faz parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nessa terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o instituto, os setores de locação de automóveis, de hotéis e de serviços de catering, bufê e outros negócios de comida preparada foram os principais impulsionadores do índice no período.

Regionalmente, nove das 12 unidades da federação investigadas também registraram crescimento de janeiro a novembro de 2019, com destaque para o Ceará (5,4%), seguido por São Paulo (5,1%), Minas Gerais (2,5%) e Rio de Janeiro (2,3%). 

Outro resultado positivo do levantamento foi o crescimento de 3,8% do setor durante o mês de novembro do ano passado em relação ao mesmo período de 2018. Destaque para os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul que tiveram alta de 5,8%, seguido do Rio de Janeiro (4,8%) e Minas Gerais (4,2%). 

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, comemorou os números positivos divulgados pelo IBGE e reafirmou a relevância do setor para alavancar a economia brasileira. “Os dados mostram que o nosso trabalho está surtindo efeito. Estamos no caminho certo, levando o país para um desenvolvimento econômico sustentável, sempre com o objetivo de potencializar o turismo e gerar renda e emprego para a população”, comentou.

SOBRE A PESQUISA – Realizada pelo IBGE, a Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País. O levantamento traz a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

Edição: Victor Alves 

Fonte oficial: Ministério do Turismo

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Locomotiva Viagens. Lembramos ainda que o Locomotiva Viagens é um site jornalístico, que apenas divulga as promoções de passagens aéreas, ele não vende nenhum produto ou serviço. Você deve comprar na empresa de sua preferência, sempre observando as regras de cada passagem.

Comentários