tudo o que você precisa saber sobre seu voo! – MaxMilhas

Vai fazer a sua primeira viagem de avião e tudo parece confuso? Nada de nervosismo: esse friozinho na barriga é super normal e, logo, logo vai se transformar em pura emoção!

Para te ajudar a ter uma viagem tranquila, a gente separou algumas dicas valiosas, que podem até parecer simples a uma primeira vista, mas, na verdade, fazem toda a diferença para passageiros de primeira viagem. Passagem aérea barata comprada na MaxMilhas, malas prontas e coração a mil: bora ganhar o mundo porque tem muito céu pela frente!

O guia completo da sua primeira viagem de avião

1. Comprando a passagem aérea

Em primeiro lugar, você deve comprar a sua passagem aérea. Isso parece óbvio, não é mesmo? Uma série de companhias realiza o mesmo trajeto, de forma que você poderá pesquisar e escolher qual delas irá usar para chegar ao seu destino.

De modo geral, são poucas as diferenças entre uma companhia e outra, muitas vezes relacionadas a serviços de bordo.

Veja alguns detalhes aos quais você deverá ficar atento ao ver a sua passagem:

  • O preço da passagem não é fixo! As companhias funcionam com um sistema de oferta, demanda e proximidade da data da viagem. Quanto menos pessoas estiverem procurando por aquele trecho, menores são as possibilidades de taxas altas;
  • O valor da passagem que você vai comprar será acrescido da taxa de embarque cobrada pelos aeroportos;
  • Não compre por impulso. Saiba a data certa da viagem, pois as cias aéreas cobram uma taxa de remarcação e de cancelamento;
  • Após a compra, será gerado um código localizador. Guarde essa identificação, pois é com ele que você conseguirá verificar a sua reserva e fazer o check-in (vamos falar disso mais a frente);
  • Ao comprar a sua passagem, você pode verificar a sua reserva no site da companhia aérea. O seu assento será escolhido na hora do check-in online, que geralmente abre 72 horas antes do voo.

E se você gosta de economizar, a nossa última dica na hora de comprar passagens para a sua primeira viagem de avião (e todas as outras!) é dar uma olhada no site ou no app (iOS e Android) da MaxMilhas. Em uma busca simples, a gente te garante o melhor preço de passagens para o seu destino dos sonhos, e assim você já começa sua viagem com o pé direito e dinheiro no bolso.

2. Está chegando sua viagem? Vamos às malas!

Fazer as malas não tem que ser nenhum bicho de 7 cabeças, basta seguir essas dicas para fazer com que sua primeira viagem de avião seja tranquila.

Pese o que você vai levar 

A gente sabe: passar tempo fora de casa é algo que demanda planejamento e pode vir com imprevistos. Por isso, principalmente em nossa primeira viagem de avião, tendemos a querer colocar tudo na mala, ao bom e velho estilo do “vai que eu preciso…”. Mas, em viagens de avião, esse é um ponto de atenção, por conta da limitação de peso.

  • Nas viagens nacionais, a mala grande, que você vai despachar, deve ter até 23kg. Podem ser duas ou mais, mas o volume total não pode ultrapassar esse limite. 
  • Nas viagens internacionais esse limite é mais variável, dependendo do seu destino final e da cia. aérea, divergindo de um valor de 20kg a 32kg. Esse peso também pode variar de acordo com a classe da passagem comprada. Para saber direitinho, consulte a companhia aérea do voo.

Mas e se eu precisar levar muita coisa e passar desse peso? Não posso embarcar? Calma, se você por acaso passar do peso estipulado, você ainda pode conseguir despachar sua mala, mas essa decisão fica sujeito à aprovação da empresa e à cobrança de taxa por excesso de peso.

E por falar em taxa, uma parte importante de se saber na sua primeira viagem de avião é como funciona o valor da bagagem despachada. Você vai perceber que, durante sua procura, vão existir passagens já com a mala despachada incluída e outras não – mas,  de qualquer forma, você está pagando por esse serviço nos dois casos.

O que acontece é que, quando a bagagem despachada já vem incluída no valor da passagem, pode ser que você esteja pagando mais caro por ela do que se deixasse para pagar o despache diretamente no balcão da companhia, no aeroporto (onde o valor varia de R$60 a R$120 por mala). Atente-se e faça simulações para saber qual a maior economia 😀

Atenção à mala de mão

Você também tem direito a levar uma bagagem de mão, que vai com você na cabine do avião e deve ser colocada sob o assento ou no compartimento de bagagem acima dele. Nela você pode levar seus itens pessoais, de valor e que sejam frágeis, por exemplo. 

Essa mala também deve passar por um conjunto de especificações: ter até 10kg e estar dentro das dimensões específicas de cada companhia. Se sua mala não seguir essas regrinhas, você será obrigado a despachá-la ao chegar no embarque da aeronave, então não deixe de conferir antes de sair de casa!

Dica da MaxMilhas: dá pra viajar só com mala de mão, sim! Se organizando direitinho, você consegue colocar tudo o que precisa para a sua trip em uma mala de mão e, sem precisar despachar nada, evita filas e economiza no seu orçamento 😉 

O que você pode levar na cabine e o que deve ser despachado

Agora que já entendemos a diferença de malas, aqui entra uma coisa super importante, principalmente para quem está em sua primeira viagem de avião: o que você pode levar na mala de mão e o que deve ser despachado. 

Em viagens nacionais, as restrições da mala de mão são menores, envolvendo apenas objetos cortantes, pontiagudos ou de ponta arredondada. Já em casos de viagens internacionais as regras são mais abrangentes, proibindo também que recipientes com líquido, gel, pastas, aerosol e similares que ultrapassem 100ml sejam levados na mala de mão (recipientes com capacidades menores que estas devem ser guardados em embalagens plásticas vedadas e transparentes). Remédios de todos os tipos podem embarcar, desde que acompanhado de receitas médicas (devidamente traduzidas para o inglês e/ou idioma do país onde vai visitar). 

Além disso, em caso de transporte de comidas e bebidas, existem restrições próprias de cada aeroporto que podem te barrar na hora de desembarcar ali, por isso, é sempre bom conferir que tipo de alimentos podem ser levados antes de preparar a mala! 

Identificação da mala 

Além de colocar todas as suas informações nas malas (nome, telefone, endereço), para o caso de extravio, uma boa dica para quem vai viajar de avião pela primeira vez (e, na verdade, todas as outras), é dar um jeitinho de deixar sua bagagem mais chamativa, ou destoante das demais. 

Malas adesivadas, por exemplo, ficam mais fáceis de serem identificadas na esteira da sala de desembarque. Uma outra dica é amarrar fitas de cores fortes, que te ajudam a identificar rapidamente a sua bagagem. Ah, e não esqueça de trancar a mala com um cadeado antes de despachá-la! 

3. Confira todos os documentos antes da viagem

Se essa é a sua primeira viagem de avião ou não, sempre é válido lembrar: confira, item por item, todos os documentos necessários para o embarque e desembarque antes de sair de casa.

Para voos nacionais ou pela América do Sul não é preciso passaporte, apenas o RG expedido há menos de 10 anos. Já para os voos internacionais, é necessário passaporte dentro da data de validade e, dependendo do país, visto de entrada. Procure providenciar a documentação com dois ou três meses de antecedência. 

Em alguns casos, é necessário carregar também o cartão de vacinação. Mantenha suas vacinas sempre atualizadas para não ser pego de surpresa.

4. Quando chegar no aeroporto? 

Chegar no aeroporto com antecedência é uma das principais dicas para a primeira viagem de avião. Por isso, lembre-se de que você deve estar no aeroporto duas horas antes para voos nacionais e pelo menos três horas antes da hora de embarque para os internacionais. 

Chegar com antecedência no aeroporto também é importante por conta do check-in. Vamos entender isso melhor no próximo tópico.

5. O famoso check-in 

Quando chegar no aeroporto, a primeira coisa que você deve fazer é o check-in. Vá ao balcão da companhia aérea pela qual comprou sua passagem e apresente seu localizador e uma identidade com foto.

Além de confirmar sua viagem, na hora do check-in você deve entregar a sua mala grande para ser despachada. Será entregue um comprovante com o local e data para retirar sua bagagem – pode ser no destino final ou em alguma conexão, onde ela terá que ser novamente despachada. O procedimento de check-in fecha por volta de 30 min antes do voo, então chegar cedo no aeroporto é de extrema importância! 

Essa confirmação de que você realmente está lá e vai fazer seu voo também pode ser realizada pela internet, ou nos totens espalhados pelo aeroporto. Nesse estilo self-service, onde você mesmo realiza seu próprio check-in e depois apenas despacha suas malas (caso exista alguma) com ajuda dos operadores nos balcões das companhias, você consegue evitar filas maiores e tem uma passagem pelo aeroporto mais tranquila. 

Check-in online

Onde fazer o check-in online

Se essa é a sua primeira viagem de avião e você ainda tem dúvidas sobre o check-in online a gente te ajuda! 

Para fazer seu check-in online, você vai precisar de poucas coisas: seu localizador de voo ou código de reserva (um conjunto de letras que vai chegar por e-mail após a compra da passagem) e seu nome. Dependendo da companhia aérea, você pode trocar o localizador pelo seu CPF ou RG. Fácil, né?

Entre no site da companhia aérea responsável pelo seu voo. Na própria página principal você já vai ver um botão escrito check-in. Clicando nele, agora é só preencher os campos mostrados com as devidas informações e continuar seguindo as instruções seguintes.

Aqui estão alguns exemplos das principais companhias nacionais: 

Na AZUL, você consegue fazer seu check-in informando o CPF, Rg, Localizador ou Número do Tudo Azul. Cheque informações sobre seu Voo em status do seu voo ou minhas reservas usando o localizador. 

primeira viagem de avião - GOL

Na GOL, você pode  fazer seu check-in informando o CPF,  Localizador, Número Smiles ou Número do Bilhete. Cheque informações sobre seu Voo em status do voo ou minhas reservas usando o localizador ou email.

primeira viagem de avião - LATAM

Na LATAM, você pode  fazer seu check-in informando o  Localizador. Cheque informações sobre seu Voo em status de voos ou minhas viagens usando o código de reserva.

#Dica da MaxMilhas: algumas vezes, as pessoas têm dificuldade de encontrar sua reserva, mas a gente te conta um truque! Na hora de informar seu sobrenome, no campo do check-in, tente diferentes formas. Por exemplo, se seu nome é Mariana Silveira de Caldas, pode ser que vc encontre sua passagem a partir da seguinte configuração de sobrenomes: 

  • Caldas
  • de Caldas
  • deCaldas
  • Silveira de Caldas
  • SilveiradeCaldas 

Caso você não encontre sua passagem a partir de nenhuma combinação de sobrenomes, entre em contato com a companhia aérea! 

Quando fazer o check-in online?

Esse ponto varia de companhia para companhia:

                       VOO NACIONAL                         VOO INTERNACIONAL
  AZUL A partir de 72h antes do voo e até 90 min antes da saída do voo A partir de 72h antes do voo e até 90 min antes da saída do voo
   GOL A partir de 48h antes do voo e até 2 horas antes da saída do voo A partir de 48h antes do voo e até 2 horas antes da saída do voo
LATAM A partir de 7 dias antes do voo e até 45 min antes da saída do voo A partir de 7 dias antes do voo e até 1 hora e 15 min antes da saída do voo

Lembra que a gente comentou que o check-in presencial fecha 30 min antes do voo? Fazendo seu check-in online, você fica mais tranquilo, por já ter em mãos o documento necessário para entrar no avião antes mesmo de chegar ao aeroporto. E o melhor de tudo: consegue isso diretamente do conforto da sua casa, sem ter que enfrentar grandes filas!

Comprovante do Check-in

Prontinho! Sua confirmação de check-in com o QR Code e código de barras chegará diretamente no e-mail informado durante o processo. Depois disso, é só chegar no aeroporto, despachar as malas e apresentar o QR Code ou código de barras na hora de entrar na sala de embarque (ah! e isso pode ser feito diretamente no celular, sem a necessidade de imprimir nada). 

6. Hora do embarque! 

Ufa, depois de arrumar tudo, fazer o check-in e despachar as malas é hora de entrar no avião e relaxar, certo? Bom, quase antes você deve passar pelo raio-x e checar seu portão de embarque. 

Como essa é a sua primeira viagem de avião, vale a pena passarmos por isso bem rapidinho, só para que você não seja tenha surpresas no dia. 

Raio-x

Na hora do raio-x, lembre-se de tirar itens de metal (cintos, relógios, moedas…) e colocar em uma das bandejas disponíveis. Além disso, retire aparelhos eletrônicos da mochila, bolsa ou mala de mão e também deixe-os em uma bandeja. Para casos de voos internacionais, lembre-se de retirar a embalagem plástica com os recipientes líquidos e remédios portados e apresentar aos agentes do raio-x. 

Ah, pode ser que você seja escolhido para o chamado procedimento de revista aleatória. Nesse caso, um dos agentes vai retirar e analisar todo o conteúdo da sua mala, mochila, bolsa e/ou sacola para inspecionar. Mas pode ter calma: esse é um processo de segurança de rotina em todos os aeroportos e, caso você tenha seguido nossas dicas, nada será confiscado ou barrado de entrar, no avião, ok? 😉 

Tenha certeza do portão 

Ao fazer o check-in você vai receber um portão de embarque, no entanto, atenção: mudanças podem ocorrer no painel de voos e/ou avisados pelo sistema de som do aeroporto. Em outras palavras: seu portão de embarque pode mudar

É importante que você fique de olho no quadro de horários principalmente em aeroportos grandes, como Guarulhos, onde o tempo de caminhada de um portão ao outro pode até mesmo exceder 15 minutos, dependendo do caso. Apesar de parecer pouquinha coisa, esse tempo de deslocamento muitas vezes pode te fazer perder o embarque. 

Hora do embarque x hora de do voo 

Agora sim: hora de embarcar! 

Por falar nisso, aqui vai mais uma dica a respeito de algo que pode pegar pessoas na sua primeira viagem de avião desprevenidas: hora de embarque e hora de voo são coisas diferentes. 

Assim como o nome diz, a hora de embarque é o período em que o portão abre e os passageiros embarcam no avião. Agora um ponto importante: os passageiros só podem embarcar até uma determinada hora, que antecede a hora da decolagem.  

Em outras palavras: se o seu voo está marcado para as 9 horas da manhã, o embarque deve acontecer até aproximadamente às 8:30h. Depois que os portões fecharem você não consegue mais embarcar na aeronave por se configurar em uma situação chamada de no show (isto é, de não aparição). Nesse caso, você perde a passagem e não consegue um reembolso por ela

Na hora de embarcar, além da passagem (impressa ou no celular), tenha em mãos um documento com foto, em voos nacionais, e seu passaporte, em internacionais. 

7. Hora do desembarque

Curtiu seu voo e aproveitou o tempinho no ar para se atualizar naquela série, ler mais alguns capítulos do seu livro, escutar músicas ou até mesmo dormir? Então agora falta só mais um passo para poder dar início à sua viagem de fato: desembarcar e pegar as malas.

Pegando suas malas 

Depois de sair da sua mala e seguir as instruções da comissão de bordo, ou simplesmente as placas indicando desembarque no aeroporto, você vai chegar em um salão com esteiras, onde vai pegar suas malas. 

É só dar uma olhada na tela de cada esteira para conferir seu voo e encontrar sua bagagem. Às vezes sua mala pode demorar um pouquinho a aparecer. 

Minha mala não chegou, e agora? 

Infelizmente existem sim casos em que o passageiro fica sem a sua mala, por problemas internos da companhia aérea. Isso tem uma chance maior de acontecer em casos onde você faz uma escala ou conexão, mas ainda assim, são raros os casos de perda de mala. 

Caso você não encontre sua mala na esteira, vá até um agente do aeroporto (você vai poder encontrar alguns na própria sala de desembarque) e informe que sua bagagem foi extraviada

Ele vai conferir seus dados e te redirecionar para que a própria companhia aérea te dê um parecer sobre o que deve ser feito. Dependendo do caso, a companhia vai pode te dar um valor em dinheiro ou em vouchers para adquirir novos itens até que sua mala chegue e seja entregue no endereço informado por você no registro de perda. 

É importante que você saiba que, de acordo com a própria ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil),  em caso de extravio de mala as empresas têm até sete dias (em voos nacionais) e 21 dias (em voos internacionais) para encontrar e enviar a bagagem de volta a você. Caso esse prazo seja excedido, a companhia é obrigada a te indenizar pelos pertences perdidos. 

Viagens internacionais: apresentação do visto à polícia local

Se a sua primeira viagem de avião tem como destino final um local no exterior, antes mesmo de pegar suas malas, é preciso que você passe pelo processamento de visto com a polícia local. 

Esse procedimento tem como objetivo deixar registrado sua entrada e saída do país e vai ser super simples. Você deve apresentar seu passaporte, registrar suas digitais, além de responder algumas perguntas como: 

  • Qual o seu motivo de visita ao país; 
  • Onde você vai ficar hospedado (tenha o endereço em mãos, caso necessário); 
  • Quanto tempo vai você vai ficar no país (tenha o comprovante da passagem de retorno em mãos, caso necessário); 

Depois de passar por esse processo, você vai ser direcionado à sala de desembarque para poder pegar sua mala e ir curtir a viagem! 😉 

Agora sim, com essas dicas para primeira viagem de avião você está pronto para ganhar o mundo. E já sabe: se não comprou ainda sua passagem aérea barata, a MaxMilhas tem exatamente o que você precisa!

Fonte oficial: Blog MaxMilhas.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Locomotiva Viagens. Lembramos ainda que o Locomotiva Viagens é um site jornalístico, que apenas divulga as promoções de passagens aéreas, ele não vende nenhum produto ou serviço. Você deve comprar na empresa de sua preferência, sempre observando as regras de cada passagem.

Comentários