Retomada do crescimento hoteleiro é tema do Conotel 2018

economia

Representantes do setor turístico de todo país participam do Congresso Nacional de Hotéis que começa hoje em Fortaleza (CE)

Por Nayara Oliveira

Crédito: Jade Queiroz/ MTur

Com o tema “Brasil, a retomada do crescimento hoteleiro”, a 60ª edição do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) começa nesta quarta-feira (16) em Fortaleza. O evento realizado na capital cearense tem como proposta debater sobre o mercado hoteleiro no Brasil e no mundo, além de tratar de soluções e caminhos para impulsionar a hotelaria nacional.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), promotora do evento, mostram a relevância do setor para o turismo brasileiro. O segmento responde por mais de 1,3 milhão de empregos diretos e 675 mil indiretos em todo o Brasil. A associação empresarial de classe é uma das mais antigas do turismo nacional e reúne mais de 3.200 meios de hospedagens brasileiros. “Pensar em estratégias para o setor hoteleiro é uma necessidade que visa a melhoria do turismo como um todo, uma vez este é um segmento de extrema importância para a economia turística”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

A iniciativa é uma oportunidade de unir proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes, e outros estabelecimentos, para que estejam frente à frente com as principais empresas e diretrizes do mercado. O público estimado de quatro mil pessoas também terá acesso a 39 estandes de empresas ligadas à hotelaria, que oferecem serviços como decoração, lazer, higiene, bem-estar, cozinha e tecnologia.

Além disso, estão inclusos na programação, que termina na sexta-feira (18), debates e seminários com temas relacionados a influência da indústria de hospitalidade no país, inovação no setor, linhas de financiamento para a hotelaria, treinamento e desenvolvimento de profissionais, acessibilidade nos hotéis, reforma trabalhista, segurança em hotéis, dentre outros temas.

HOSPEDAGEM EM PAUTA – Tendo em vista que o setor hoteleiro é um dos grandes pilares do turismo no Brasil, o MTur realiza ações e programas voltados para o incremento e melhoria do setor. O canal de qualificação Brasil Braços Abertos, implantado pela Pasta em abril de 2017, já qualificou mais de 2,7 mil pessoas. Um dos seus objetivos é capacitar e qualificar profissionais que atuam em meios de hospedagem de todo o país. O curso está em nova fase com inscrições abertas (clique aqui para acessar o canal). Ele é feito de forma online, é totalmente gratuito e fornece certificado de conclusão após o término.

O ministério também realizou a fiscalização de meios de hospedagem irregulares em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. A operação Verão Legal 2018, iniciada em setembro de 2017, vistoriou estabelecimentos que não possuíam registro obrigatório junto ao MTur, conforme estabelece a Lei Geral do Turismo. Essa é uma maneira de formalizar o setor hoteleiro, ampliar a segurança do turista e melhorar a qualidade do turismo como um todo.

Fonte oficial: Ministério do Turismo

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Locomotiva Viagens. Lembramos ainda que o Locomotiva Viagens é um site jornalístico, que apenas divulga as promoções de passagens aéreas, ele não vende nenhum produto ou serviço. Você deve comprar na empresa de sua preferência, sempre observando as regras de cada passagem.

Comentários