O que significam as pontuações dos vinhos – Revista Sociedade da Mesa Clube de Vinhos

Por Daniel Perches

Você já deve ter visto rótulos com pequenas “medalhas”, geralmente com um número que vai até 100. Isso é a pontuação que um crítico deu para aquele vinho. Mas o que significa e quanto deve influenciar nossa compra?

QUEM SÃO OS CRÍTICOS

São pessoas treinadas, especialistas em vinhos, que degustam centenas e até milhares de rótulos diferentes em um único ano.

Isso dá a eles o que informal- mente chamamos de “litragem”, ou seja, experiência e parâmetros para comparação por terem provado muitos vinhos de mesma uva, região e/ou país.

Os mais famosos são Robert Parker (que recentemente anunciou sua apo- sentadoria), Jancis Robinson, James Sucklin e Tim Atkin.

Há também alguns guias que possuem vários de- gustadores e que são referência, como Descorchados, Wine Spectator, Wine & Spirits, Wine Enthusiast, Gambero Rosso, Guía Peñin, entre outros.

COMO É FEITA A PONTUAÇÃO

A maioria dos críticos usa uma escala de 100 pontos e, quanto mais próxima do máximo, melhor é o vinho.

A pontuação é uma média que leva em consideração diversos critérios de qualidade, que são em geral avaliados sem saber qual é o vinho que está sendo degustado, provan- do às cegas, para que a decisão não seja influenciada.

Só depois é que os avaliadores sabem o que experimentaram. Depois disso, os valores são tabulados e chega-se à nota final.

Um bom crítico deixa de lado seus gostos particulares na hora de provar um vinho para dar a nota, avaliando-o independentemente de gostar daquele estilo, do tipo de uva, do país ou da região.

NOTAS A MAIS

Vinhos de regiões famosas, como Bordeaux, muitas vezes chegam aos 100 pontos – o que se reflete nos preços altos

O QUE VALE NA HORA DA COMPRA

Sabe-se que vinhos que ganham pontuações altas (principalmente acima de 95 pontos) tendem a ter uma valorização imediata.

Já os grandes vinhos, de regiões famosas como Bordeaux e Borgonha, frequentemente recebem grandes pontuações – muitos chegando até os 100 pontos.

Logo, esse status acaba refletindo na definição dos preços, já que muitos deles são vendidos em lei- lões e têm potencial para ser guardados por muito tempo.

Também não é verdade que os vinhos bem pontuados sejam os mais caros. É possível encontrar rótulos acima de 90 pontos com preços bastante acessíveis.

Só fique atento se o crítico que avaliou tem credibilidade no mercado, garantindo assim uma boa compra.

A SOCIEDADE DA MESA TEM

Em nossa loja on-line, você pode encontrar alguns rótulos premiados por especialistas da área

ZABU NERO D’AVOLA 2016
Alcançando 91 pontos no Ultimate Wine Challenge 2018, é elaborado na Sicília, sob a denominação Terre Siciliane. Um vinho italiano que se destaca por sua riqueza aromática e elegância, mesmo sem passagem por barris de carvalho. Custa 69 reais.

CROCERA 2015 DASTI SUPREME_Revista Sociedade da Mesa

CROCERA 2015 DASTI SUPREME
Com 87 pontos pela Wine Enthusiast e 86 pontos pela Decanter World Wine, é um tinto que representa com mérito o potencial da uva barbera no Piemonte (Itália): intenso, com paladar sedoso e estruturado. Custa 194 reais.

GENERACION MC 2016_Revista Sociedade da Mesa

GENERACION MC 2016
Tem cinco medalhas: entre a mais importante, foi ouro pelo Rioja Masters 2018. É um vinho marcante, que expressa todo o potencial de Rioja (Espanha) e as virtudes da uva tempranillo, estrela maior daquela região. Custa 309 reais.

Chateau Bardoulet 2011_Revista Sociedade da Mesa

CHATEAU BARDOULET 2011
Medalha de ouro no Concours International Gilbert & Gaillard 2015, tem a maciez aveludada da uva merlot. É um vinho refinado, maduro, assim como os produzidos na região de Saint-Emilion (França). Custa 187 reais.


Fonte oficial: Sociedade da Mesa

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Locomotiva Viagens. Lembramos ainda que o Locomotiva Viagens é um site jornalístico, que apenas divulga as promoções de passagens aéreas, ele não vende nenhum produto ou serviço. Você deve comprar na empresa de sua preferência, sempre observando as regras de cada passagem.

Comentários