MTur fiscaliza 119 meios de hospedagem em Aparecida (SP)

CADASTUR

Formalização dos empreendimentos no Cadastur é obrigatório e dá mais segurança ao turista na hora da contratação de serviços para viajar

Por Geraldo Gurgel

O principal destino de turismo religioso do país, Aparecida (SP), recebeu esta semana uma equipe de fiscais do Ministério do Turismo encarregados de orientar a formalização de meios de hospedagem no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur). As visitas foram feitas em 119 hotéis, pousadas e demais empreendimentos do setor de acomodações no município, que tem o Santuário Nacional de Aparecida como atrativo principal e recebe cerca de 12 milhões de visitantes por ano.

“Nosso objetivo é sensibilizar o trade turístico como um todo sobre o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. É importante reforçar que os fiscais de turismo do MTur têm papel primordialmente educativo e que queremos conscientizar os prestadores de serviços turísticos da importância de se regularizarem no Cadastur”, explica a coordenadora-geral de Regulação e Fiscalização do Ministério do Turismo, Tamara Galvão.

Apesar de ser um importante destino turístico do estado de São Paulo e do país, apenas 47 meios de hospedagem da cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, estão regularizados no Cadastur. A ação de fiscalização foi precedida de um encontro com hoteleiros, gestores e demais prestadores de serviços turísticos locais para explicar a importância da formalização para a prestação de serviços de qualidade, além dos benefícios do Cadastur para os municípios que integram o Mapa Brasileiro do Turismo.

Além dos meios de hospedagem, guias de turismo, agências de viagem, transportadoras turísticas, parques temáticos, acampamentos turísticos e empresas organizadoras de eventos são serviços de cadastro obrigatório no Cadastur. O cadastro certifica ao turista que o serviço por ele contratado é regularizado. Com o número de registro regular, os prestadores de serviços turísticos conquistam benefícios como acesso e participação em programas e projetos apoiados ou promovidos pelo Ministério do Turismo, ações de qualificação profissional do governo federal, acesso a linhas de crédito especiais para o setor, além e maior visibilidade do negócio no site do Cadastur.

O banco de dados do Cadastur, além dos inúmeros benefícios para o setor, é uma importante fonte de consulta para o mercado turístico brasileiro. O sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nas 27 Unidades da Federação e permite ao turista encontrar prestadores de serviços turísticos cadastrados em todo o país.

O cadastro online de empresas e profissionais prestadores de serviços turísticos é rápido e totalmente gratuito. Clique aqui para acessar o Cadastur e fazer o seu cadastro agora mesmo.

Edição: Vanessa Sampaio

Fonte oficial: Ministério do Turismo

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Locomotiva Viagens. Lembramos ainda que o Locomotiva Viagens é um site jornalístico, que apenas divulga as promoções de passagens aéreas, ele não vende nenhum produto ou serviço. Você deve comprar na empresa de sua preferência, sempre observando as regras de cada passagem.

Comentários