MTur e Governo do Rio discutem estratégia conjunta de divulgação

PROMOÇÃO

Reunião no Palácio Guanabara abordou o desenvolvimento de ações voltadas à promoção do Brasil e do estado no exterior

Por André Martins, com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Ministro Marcelo Álvaro Antônio foi recebido pelo governador do RJ, Wilson Witzel, e o secretário de Turismo do Estado, Otávio Leite. Foto: Carlos Magno/Divulgação Governo do Rio

Em sua primeira visita oficial a uma Unidade da Federação desde que assumiu o cargo, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniu nesta quarta-feira (09), no Rio de Janeiro, com o governador Wilson Witzel e o secretário de Estado de Turismo, Otávio Leite. O encontro, realizado no Palácio Guanabara, teve como objetivo iniciar o desenvolvimento de uma estratégia conjunta entre o governo do Estado, o Ministério do Turismo e a Embratur para a divulgação do Rio no exterior.

O ministro informou que a conversa abordou melhorias na área de segurança pública e manifestou otimismo quanto à promoção internacional do estado e do Brasil. “Foi uma primeira visita, conversando com o governador e o secretário, para falar sobre turismo em geral, não só no Rio como no Brasil. E, obviamente, tratamos de um tema fundamental e que impacta diretamente o setor, que é a segurança pública. O carro-chefe do governador é a segurança e, consequentemente, a redução da criminalidade, o que será fundamental nessa estratégia de promoção”, declarou Marcelo Álvaro.

O turismo é uma das áreas com iniciativas prioritárias de curto e médio prazo estabelecidas pelo governador para os primeiros 100 e 180 dias de governo, com o objetivo de aumentar o número de visitantes brasileiros e estrangeiros no estado. Wilson Witzel destacou o grande potencial do Rio de receber mais visitantes. “O turismo do Rio é o nosso novo petróleo, o estado tem potencial para receber um milhão de visitantes por mês. Temos o desafio de fomentar essa atividade e mostrar ao Brasil e ao mundo que o Rio não é só samba e Carnaval, que são grandes atrativos, mas há também muitos locais no estado de grande interesse para os viajantes”, declarou.

SUGESTÃO – O ministro defende propostas para melhoria da segurança pública a partir de ações sociais, culturais e urbanísticas. O objetivo é aliar a repressão policial à instalação de equipamentos públicos em benefício de populações menos favorecidas, como bibliotecas, colégios e avanços em mobilidade. Marcelo Álvaro Antônio ressalta que experiências do tipo foram bem-sucedidas em Bogotá e Medellín, na Colômbia, tidas anteriormente como capitais da violência, e apoia a reprodução do modelo.

Nesta terça-feira (08), durante reunião ministerial em Brasília, o ministro do Turismo sugeriu ao colega da Justiça, Sérgio Moro, que a estratégia seja aplicada contra a crise na segurança pública do Ceará. Segundo Marcelo Álvaro, a ideia é fazer a população perceber a presença do Estado e, a partir disso, resgatar a liberdade de ir e vir do cidadão e do visitante. A experiência colombiana no enfrentamento à violência promove a integração entre policiamento, projetos sociais e medidas de reordenamento urbano.

Edição: Vanessa Sampaio

Fonte oficial: Ministério do Turismo

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Locomotiva Viagens. Lembramos ainda que o Locomotiva Viagens é um site jornalístico, que apenas divulga as promoções de passagens aéreas, ele não vende nenhum produto ou serviço. Você deve comprar na empresa de sua preferência, sempre observando as regras de cada passagem.

Comentários