Montinho São Miguel Reserva 2016 | Seleção Mensal – Revista Sociedade da Mesa

País: Portugal
Região: Vinho Regional Alentejano
Uvas: 50% Alicante Bouschet, 30% Aragonez, 10% Cabernet Saugignon e 10% Touriga Nacional
Maturação: 9 meses de crianza em barris de carvalho francês e americano
Álcool: 14% vol.
Produtor: Casa Agrícola Alexandre Relvas

VINHO
O ano vitícola de 2016 foi o terceiro ano de seca no Alentejo. O inverno foi muito seco e frio, e a pouca quantidade de chuva não foi suficiente para armazenar
a água. A primavera foi amena e seca, sem grandes pressões de doenças, embora em abril as geadas tenham causado algumas perdas. O verão foi muito seco e sem temperaturas excessivas, com noites geralmente frias.

A maturação aconteceu cedo e a vindima transcorreu em temperaturas baixas e sem chuva. A vindima foi feita durante a noite. Após o desengaço total das uvas, iniciou-se a maceração pré-fermentativa a frio, que durou 48 horas. A fermentação aconteceu com temperaturas controladas (22 a 28ºC) em cubas de inox. Na sequência, realizou-se a fermentação malolática em cuba inox com aduelas de carvalho francês, para logo iniciar a crianza em barris de carvalho francês e americano por 9 meses.

CATA
Na taça, o vinho apresenta cor rubi com reflexos violetas. No nariz percebem-se os aromas de frutos vermelhos muito maduros e bem integrados com notas de especiarias e também balsâmicas. Em boca apresenta boa concentração, especiarias bem presentes e boa persistência.

HARMONIZAÇÃO
Comida mediterrânea em geral. Pasta, pratos de caça e queijos de pasta mole.

SERVIÇO
A temperatura ideal para se desfrutar plenamente deste vinho situa-se entre 14 e 16ºC.

GUARDA
Recomendamos guardar o Montinho São Miguel Reserva 2016 em local fresco, seco, e protegido da luz. O vinho encontra-se excelente para consumo imediato e tem capacidade de guarda de 5 a 6 anos.

Texto: Paula Taibo

 

Fonte oficial: Sociedade da Mesa

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Locomotiva Viagens. Lembramos ainda que o Locomotiva Viagens é um site jornalístico, que apenas divulga as promoções de passagens aéreas, ele não vende nenhum produto ou serviço. Você deve comprar na empresa de sua preferência, sempre observando as regras de cada passagem.

Comentários