Isenção de vistos facilita turismo entre Brasil e Catar

ISENÇÃO DE VISTOS

Cidadãos dos dois países com passaporte válido poderão entrar, sair e transitar pelos territórios por até 90 dias sem o documento

Por André Martins

Isenção de vistos é mais uma importante ação para o turismo do Brasil. Crédito: Roberto Castro/MTur

A atração de visitantes estrangeiros ao país ganhou novo impulso. Um acordo entre Brasil e Catar publicado no Diário Oficial da União estabelece a dispensa de visto para o ingresso de cidadãos dos dois países nos respectivos territórios para fins de turismo, trânsito ou negócios. O texto prevê que portadores de passaporte comum, válido por no mínimo seis meses, poderão permanecer até 90 dias em 12 meses, após a data da primeira entrada.

Conforme o acordo, firmado durante missão oficial do presidente Jair Bolsonaro àquele país no ano passado, a medida começará a vigorar em um prazo de 60 dias e vai se aplicar independentemente do transporte usado ao cruzar fronteiras legais. O documento, que busca intensificar relações bilaterais e fortalecer a cooperação mútua, define que o benefício pode ser suspenso por motivo de segurança pública ou mediante a reintrodução de requisitos adicionais.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, lembra que, desde 17 de junho de 2019, americanos, australianos, canadenses e japoneses já usufruem da isenção de visto e comemora avanços na facilitação da chegada de viajantes. “Dados mostram o crescente interesse de estrangeiros pelo Brasil. Este acordo é mais uma mostra da prioridade ao turismo no governo, que enxerga a atividade como um grande indutor da geração de emprego, renda e divisas”, aponta.

Levantamento realizado pelo grupo Amadeus, uma das maiores empresas de tecnologia e viagens do mundo, revela forte alta na quantidade de reservas confirmadas no Brasil de janeiro a setembro deste ano por turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, em relação ao mesmo período de 2019. O maior crescimento se verifica quanto a junho: 158%. A segunda melhor média para 2020 se refere ao mês de julho, com um índice de 148%.

SOBRE O CATAR – Sede da Copa do Mundo Fifa de futebol de 2022, trata-se de uma das nações mais ricas do mundo, detentora de uma das menores cargas tributárias do planeta. O país, um dos maiores produtores globais de petróleo e gás natural, se localiza na Ásia Ocidental, na Península Arábica, com uma extensão que segue até o Norte do Golfo Pérsico.

Edição: Rafael Brais

Fonte oficial: Ministério do Turismo

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Locomotiva Viagens. Lembramos ainda que o Locomotiva Viagens é um site jornalístico, que apenas divulga as promoções de passagens aéreas, ele não vende nenhum produto ou serviço. Você deve comprar na empresa de sua preferência, sempre observando as regras de cada passagem.

Comentários