Festas juninas de São Luís devem receber 200 mil pessoas — Portal Brasil

Entre os ritmos típicos do período, capital maranhense vai apresentar diversas manifestações populares da sua cultura para visitantes

A cidade de São Luís, no Maranhão, espera receber 200 mil pessoas durante as festas juninas. Entre os ritmos típicos do período junino, a capital maranhense vai apresentar diversas manifestações populares da sua cultura para os visitantes. Em 2016, a movimentação econômica durante o período chegou a R$ 53 milhões.

Durante as festas, os turistas poderão conferir apresentações de bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá, dança do coco, bambaê de caixa, dança do lelê, dança portuguesa, do boiadeiro e as quadrilhas.

O bumba meu boi domina: são mais de 500 grupos em atuação na cidade com indumentárias, instrumentos e ritmos característicos. Em maio, começam os ensaios dos “bois”, manifestação tombada como Patrimônio Imaterial Brasileiro, e as apresentações que se estendem até o mês de julho nos diversos arraiais da ilha. O ponto alto é o batismo do boi, que ocorre na passagem do dia 23 para 24 de junho, dia de São João.

A confecção de instrumentos e indumentárias – repletos de penas de ema, fitas, bordados com miçangas, paetês e vidrilhos – é ofício que se aprende como alternativa de vida. 

Atualmente, 60 alunos são iniciados na confecção e no tocar do tambor de crioula, pandeirão, matraca, zabumba, caixas, entre outros instrumentos da cultura popular do Maranhão. “O objetivo é que eles saiam daqui em condições de se sustentar por meio da música, além de ajudarem a manter a tradição do bumba meu boi”, afirma mestre Madeira.

Passeio histórico

Os turistas podem aproveitar o período junino para conhecer a cidade, cujo centro histórico é Patrimônio Cultural da Humanidade. Em um passeio a pé é possível admirar os casarões ornados de azulejos portugueses, as igrejas, os palácios e ter contato com a cultura maranhense nos bares, alguns redutos do reggae e restaurantes ali localizados. Vale também uma visita aos barracões de Bumba meu Boi e um passeio pela orla.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo

Fonte oficial: Portal Brasil Turismo

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Locomotiva Viagens. Lembramos ainda que o Locomotiva Viagens é um site jornalístico, que apenas divulga as promoções de passagens aéreas, ele não vende nenhum produto ou serviço. Você deve comprar na empresa de sua preferência, sempre observando as regras de cada passagem.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

três × quatro =