Copa América começa hoje em São Paulo

COPA AMÉRICA

Capital paulista será a única sede com dois estádios. Confira dicas do que visitar na cidade e no estado durante o evento

Por Geraldo Gurgel

No clima da Copa América, uma visita ao Museu do Futebol é uma ótima dica de passeio em São Paulo. Crédito: Rogério Cassimiro/MTur

Com jogos no Morumbi e na Arena Corinthians, São Paulo é a cidade-sede da abertura da Copa América e da partida de estreia do Brasil na competição. O jogo contra a Bolívia, no estádio do Morumbi, na noite desta sexta-feira (14), marca o início do campeonato. A 49ª edição da Copa América reúne seleções de 12 países e será realizada pela 5ª vez no Brasil.

VEJA TAMBÉM: FOTOS DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS DA CIDADE/Banco de Imagens MTur Destinos

Maior cidade da América do Sul, com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo é o centro financeiro do Mercosul e principal destino latino-americano de turismo de negócios e eventos. A cidade, fundada por missionários, cresceu em torno do Pátio do Colégio dos Jesuítas, um dos atrativos do Centro Histórico, assim como a Catedral da Sé, dedicada ao apóstolo Paulo, padroeiro que emprestou o nome à capital paulista.

Ainda na região central, o bairro Bom Retiro foi o berço do futebol no Brasil, com a construção do primeiro campo oficial, em 1896, por Charles Miller, descendente britânico que havia introduzido o esporte no país, em 1894. E, como o evento do momento é esportivo, aproveite para conhecer o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, com recursos audiovisuais interativos, relíquias e peças de coleção, que mostram o futebol como um dos elementos formadores da cultura do Brasil.

A cidade se desenvolveu com a força dos imigrantes. Os torcedores e turistas brasileiros e do mundo inteiro vão se familiarizar com os costumes e tradições que marcaram o fluxo migratório. São bairros de italianos, judeus, árabes e orientais, entre outros, como a Liberdade, que concentra a maior colônia japonesa fora da Ásia.

A diversidade gastronômica, reconhecida mundialmente, é um dos muitos legados desses povos que, ao lado dos brasileiros de todas as regiões, fizeram de São Paulo uma das maiores metrópoles do planeta. Multiétnica, cosmopolita e cultural, o entretenimento e a vida noturna estão entre os maiores atrativos locais, com museus, restaurantes, bares, boates e opções musicais variadas.

Entre um jogo e outro, o torcedor poderá aproveitar para visitar alguns dos atrativos mais expressivos do turismo paulistano, como o Parque do Ibirapuera, que concentra o Planetário, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Afro Brasil, o Pavilhão de Culturas Brasileiras, o Auditório do Ibirapuera e a Fundação Bienal.

A Avenida Paulista passou de elegante área residencial ao coração financeiro e um dos principais corredores culturais da capital, com arquitetura clássica, prédios monumentais, além do Parque Trianon, do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e da Casa das Rosas. Próximo ao MASP, no Mirante 9 de Julho, o turista tem uma das mais belas vistas de São Paulo.

Outra avenida famosa é a 25 de Março, destino de compras mais popular da cidade. Ao lado, fica o Mercado Municipal, reduto gastronômico onde o destaque é um lanche de mortadela no pão francês crocante. O Mercadão fica em um prédio histórico com os boxes divididos em categorias de produtos e serviços, além de uma praça de alimentação. Já a Rua Oscar Freire concentra o comércio de lojas de grife.

FORA DE SP – Para aproveitar a ida à capital para explorar o estado, o turista pode descer a Serra do Mar e curtir as praias. Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião e Cananéia estão entra as mais conhecidas e badaladas e oferecem uma gama de serviços como esportes náuticos. Já em São Roque, o roteiro da Estrada do Vinho oferece, além de belas paisagens de vinícolas, degustações e harmonizações da bebida com a gastronomia. Campos do Jordão é o destino de inverno para quem curte se aquecer na lareira, apreciar o clima de altitude e as paisagens da montanha.

Outra opção próxima de São Paulo é o Circuito das Águas, que reúne vários destinos de banhos terapêuticos como Águas de Lindóia e Águas de São Pedro. Brotas e Atibaia têm atrativos de natureza, aventura e esportes radicais. Boituva é famosa pelos passeios de balão e saltos de paraquedas. Cunha atrai os visitantes pelo perfume dos campos de lavanda. As flores também são o atrativo principal de Holambra. Embu das Artes é um refúgio de artistas e artesãos. E, em Aparecida do Norte, o maior santuário mariano do mundo dedicado à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, chega a receber 12 milhões de visitantes por ano.

14 06 19 sao paulo
Muito além da capital! São Paulo tem inúmeras atrações para o turista que vai à Copa América. Crédito: MTur Destinos

VEJA A TABELA DE JOGOS NO MORUMBI E ARENA CORINTHIANS, EM SÃO PAULO:

Morumbi
14/06 – 21h30 – Brasil x Bolívia (Grupo A)
17/06 – 20h – Japão x Chile (Grupo C)
19/06 – 18h30 – Colômbia x Catar (Grupo B)

Arena Corinthians
22/06 – 16h – Peru x Brasil (Grupo A)
28/06 – 20h – Quartas de final
06/07 – 16h – Disputa do 3º lugar

Edição: Vagner Vargas

Fonte oficial: Ministério do Turismo

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Locomotiva Viagens. Lembramos ainda que o Locomotiva Viagens é um site jornalístico, que apenas divulga as promoções de passagens aéreas, ele não vende nenhum produto ou serviço. Você deve comprar na empresa de sua preferência, sempre observando as regras de cada passagem.

Comentários