Conheça os destinos nacionais com águas quentes para relaxar

DESTINOS

Muitos balneários, além de complexos de lazer e turismo, oferecem terapias relaxantes e curativas nas águas e são excelentes opções para as férias

 

Por Geraldo Gurgel

Parque Aquático em Caldas Novas (GO). Crédito Pablo Regino/Banco de imagens/MTur

A boa infraestrutura turística dos destinos de águas termais atrai turistas do Brasil inteiro. Caldas Novas e Rio Quente, uma ao lado da outra, em Goiás, reúnem o maior complexo brasileiro de hotéis e parques aquáticos termais, entre eles o Hot Park. Tem até praia, em pleno Cerrado, e piscina com ondas, ambas de águas quentes. O Rio Quente, aquecido naturalmente, abastece boa parte dos atrativos da região. Ainda no Centro-Oeste, Barra do Garças (MT) é outra boa opção e atrai visitantes para banhos relaxantes no Parque das Águas Quentes.

Santo Antônio do Leverger, também no Mato Grosso, abriga o Parque Estadual de Águas Quentes que oferece aos visitantes diversas fontes de água quentinha e relaxante. Além da beleza natural de cada da região, as águas dos balneários têm poder curativo e relaxante, proporcionando uma experiência única para os turistas, como as águas sulfurosas, radioativas, cicatrizantes e sedativas.

No Nordeste, Mossoró (RN), situada entre Natal e Fortaleza, integra a Rota das Falésias e Águas Termais. O roteiro une praias de águas mornas e hotéis com piscinas ainda mais quentes. A água é rica em calcário e as piscinas de empreendimentos turísticos podem chegar a uma temperatura de 58 graus.

O Sudeste tem o mais tradicional circuito turístico de águas termais do Brasil, situado entre São Paulo e Minas Gerais. Pelo lado paulista, nove cidades integram o roteiro, cada uma com sua respectiva característica terapêutica. Águas de Lindóia, por exemplo, é abastecida por seis fontes naturais. Tem ainda Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Olímpia e Águas de São Pedro também estão entre os destinos termais paulistas.

Pelo lado mineiro são 11 destinos turísticos, onde o visitante encontra fontes naturais, rios, lagos e cachoeiras, além da culinária mineira e do clima de montanha de Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Heliodora, Lambari, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações. Fora desse roteiro, Poços de Caldas e Araxá são dois paraísos para relaxar em termas naturais.

As termas de Marcelino Ramos (RS) aquecem e relaxam os visitantes, principalmente os que buscam terapias que potencializam o poder do banho nas águas quentes. O atrativo se destaca em um estado conhecido pelo turismo de inverno. O Trem das Termas, uma Maria Fumaça de 1920, leva o turista a Pirituba (SC), destino catarinense que também tem um complexo e águas termais.

Aproveite para curtir a paisagem, os restaurantes típicos e os sabores dos doces, frutas e cachaças, além da riqueza do artesanato típico da região. Ainda em Santa Cataria, Gravatal é outra estância hidromineral. As águas in natura abastecem as piscinas coletivas e banheiras individuais nas suítes do complexo hoteleiro.

 

Fonte oficial: Ministério do Turismo

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Locomotiva Viagens. Lembramos ainda que o Locomotiva Viagens é um site jornalístico, que apenas divulga as promoções de passagens aéreas, ele não vende nenhum produto ou serviço. Você deve comprar na empresa de sua preferência, sempre observando as regras de cada passagem.

Comentários