Atividade turística cresce em 2,6% em junho, aponta IBGE

AUMENTO

No acumulado dos seis meses, o crescimento foi de 3,1%. Estados do Nordeste apresentaram as maiores altas

 Por Rafael Brais

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), reafirmaram o otimismo com o turismo e apontaram aumento do volume de atividades turísticas no Brasil. O índice de junho de 2019 cresceu 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado, influenciado pelas empresas de hotéis, de locação de automóveis e de restaurantes. Três estados da região Nordeste registraram as maiores altas: Ceará (10,9%), Bahia (6,9%) e Pernambuco (6,5%). Minas Gerais também registrou crescimento expressivo: 5,2% em relação a junho do ano passado.

Com relação ao semestre, as atividades turísticas no país registraram um aumento ainda maior: 3,1% em relação aos primeiros seis meses de 2018. As atividades que mais impulsionaram o setor foram, novamente, os hotéis, locação de automóveis, além dos serviços de catering, bufê e outros serviços de comida preparada. O Ceará foi a unidade federativa que teve o melhor desempenho: aumento de 9,9%.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, comemorou os números positivos do turismo divulgados pelo IBGE e refirmou a relevância do setor para alavancar a economia brasileira.  “As notícias são boas. O turismo realmente chegou no momento que está tendo contribuição efetiva com a economia do país, gerando emprego e renda para a população”, afirmou.

DESTINOS BRASILEIROS – Outros números divulgados nesta semana também ratificaram o atual otimismo com o setor turístico. De acordo com levantamento realizado pela agência de viagens online Expedia, entre janeiro e junho, a procura de turistas nacionais e internacionais por destinos brasileiros cresceu 30%, sendo o mercado doméstico o que mais demandou viagens dentro do país, correspondendo a 77% da busca no período. Os outros 23% foram preenchidos principalmente por visitantes oriundos de países como Estados Unidos, Argentina, Chile, Reino Unido e México.

Fonte oficial: Ministério do Turismo

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Locomotiva Viagens. Lembramos ainda que o Locomotiva Viagens é um site jornalístico, que apenas divulga as promoções de passagens aéreas, ele não vende nenhum produto ou serviço. Você deve comprar na empresa de sua preferência, sempre observando as regras de cada passagem.

Comentários