Acordo visa criar portfólio de destinos para indústria audiovisual

COOPERAÇÃO TÉCNICA

Objetivo é aproveitar potencial da economia criativa do cinema para impactar promoção turística no Brasil

Por Vanessa Sampaio

Gramado (RS), parceira do acordo, é destino modelo no aproveitamento do cinema com o turismo. Foto: Renato Soares/Banco de Imagens MTur Destinos

O Ministério do Turismo e a organização do Festival de Cinema de Gramado (RS) assinam nesta quinta-feira (8), na solenidade de abertura da 30ª Feira Internacional de Turismo (FESTURIS), o protocolo de intenções que define ações conjuntas para transformar o Brasil em um grande portfólio de locações para a indústria criativa do cinema.

As medidas de promoção do segmento nos mercados doméstico e internacional serão preparadas por meio do Grupo Técnico de Trabalho para a Promoção do Turismo Cinematográfico, criado pelo MTur e oficialmente instituído pela portaria nº 162/2018 publicada no último dia 1º no Diário Oficial da União.

O protocolo estabelece também ações de observação de boas práticas nacionais e internacionais, mapeamento de instituições com conhecimento sobre o tema e criação de uma rede de inovação na área.

Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, cidades escolhidas para gravação de novelas, séries e filmes têm ganhos reais historicamente experimentados pelo turismo nacional. “Esses destinos ampliam a visibilidade de seus atrativos, passando a ser um ‘tesouro’ a se descobrir. É assim que são mais lembrados pelos consumidores e entram em um ciclo virtuoso de comercialização de serviços”, analisa Lummertz.

É o caso de Tocantins, recente cenário de novela brasileira. Uma pesquisa da plataforma de planejamento de viagens online Kayak identificou que 50 dias após a estreia da trama, as buscas pelo destino Tocantins tinham aumentado 80%.

“A ideia do grupo é trabalhar para criar destinos de referência para gravações da indústria audiovisual nacional e internacional, em cenários do Brasil que promovam tanto os atrativos já estruturados como também lugares a serem ‘desbravados’ pelos viajantes e pelo mercado de uma forma geral”, complementa a diretora do Departamento de Marketing e Apoio à Comercialização do MTur, Vanessa Mendonça.

APOIO E EXPERIÊNCIA – De acordo com o presidente da Gramadotur e também do Festival de Cinema de Gramado, Edson Néspolo, o impacto da indústria cinematográfica no turismo é de grande potencial e gera efeitos no longo prazo. “Essa parceria com o Ministério do Turismo engrandece os dois lados do acordo, beneficiando ambos os mercados. A ideia cria possibilidades para Gramado e outros destinos, tradicionais ou não no segmento, se reinventarem, crescerem e se consolidarem”, analisa.

Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado – palco da assinatura do acordo – , afirma que a iniciativa revela a importância de se valorizar o universo do cinema e entendê-lo como um parceiro do turismo. “A assinatura deste protocolo, tendo Gramado como apoiadora, diz muito sobre a força do cinema para nós: foi o que transformou a cidade e nos tornou o destino-modelo que somos hoje”, analisa.

Para Rossi, a parceria público-privada amplifica resultados das políticas públicas de turismo. “Quando a comunidade entendeu a importância que o Festival de Cinema tinha para a cidade não apenas como evento, mas como ferramenta de promoção do destino como um todo, os benefícios desse engajamento trouxeram negócios e posicionaram Gramado no cenário nacional do setor”, conta. Ela avalia que o maior legado da 7ª arte na cidade foi “ter nos feito acordar para a hotelaria e para todos os serviços e produtos que hoje são a base da nossa economia”, conclui.

Fonte oficial: Ministério do Turismo

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Locomotiva Viagens. Lembramos ainda que o Locomotiva Viagens é um site jornalístico, que apenas divulga as promoções de passagens aéreas, ele não vende nenhum produto ou serviço. Você deve comprar na empresa de sua preferência, sempre observando as regras de cada passagem.

Comentários